Existem muitas tendências que envolvem os utensílios de cozinha, que surgem nas mãos dos chefs, influenciadores ou propagandas, como ocorreu com a panela que não gruda e tem pedra em sua composição e a panela de pressão de pedra que deu o que falar no “Tik Tok”.
Como as panelas são imprescindíveis em qualquer casa, é normal que surjam novos modelos e materiais todos os dias, junto com a dúvida de qual deles é o melhor.
Cada matéria-prima supre uma necessidade diferente, fazendo com que a procura do melhor seja em vão, o segredo é se atentar às funcionalidades antes de escolher o jogo de panelas e não escolher apenas as que estão na moda.
Veja algumas dicas para te ajudar:
Existem muitos pontos para se atentar antes de adquirir um jogo de panelas cerâmicas ou qualquer outro, o principal é a funcionalidade.
É preciso pensar o que deseja, como a panela em inox que é indicado para quem gosta de economizar gás ou energia, pois tem um fundo que segura o calor por mais tempo. Já as pessoas que gostam de facilidade para cozinhar a lavar devem contar com um modelo antiaderente.
Entre os pontos mais comuns para definir o material estão:
– Coloração da panela para decorar a cozinha;
– Facilidade para desgrudar o alimento;
– Rapidez na lavagem;
– Leveza ao manusear;
– Sabor caseiro;
– Peça ideal para o tipo de fogão;
– Economia de gás e eletricidade;
– Tempo de preparo;
– Preço.
Com isso em mente é possível escolher o utensílio correto, basta saber qual atende os pontos desejados.
Cada matéria-prima favorece algum tipo de preparo e entender suas vantagens é essencial. Todos os tipos de panelas são úteis, mas precisam estar no lugar certo. Conheça alguns deles:
Panelas em inox – Não oxida como as de alumínio, assim não é preciso lavar com esponja de aço, além de possuir um fundo grosso que mantém o calor e cozinha rapidamente o alimento, por isso é comum queimá-los no começo do uso.
É uma excelente opção para selar carnes e produzir receitas de longo cozimento, como geléias e molhos;
Alumínio – O mais popular e barato, é ótimo para qualquer tipo de alimento. O empecilho do alumínio é a dificuldade na limpeza, pois mancha com facilidade;
Panelas de barro – É uma material especial para alguns preparos, pois proporciona um sabor diferente e mantém os alimentos quentes por um longo tempo.
Comidas que são feitas em grandes quantidades são as indicadas para o uso das panelas de barro, como feijoada e carne cozida;
Panelas de vidro – Elas já foram moda e hoje são pouco usadas, pela fragilidade no manuseio.
O vidro é um dos materiais mais seguros para usar no preparo dos alimentos.
Na Nova Mesa você encontra o tipo de panela que precisa, além de utensílios para organização, mesa posta, forno e fogão, bar e vinho, churrasqueira, cutelaria e equipamentos para diversos fins, com qualidade, facilidade de pagamento e entrega rápida.
Deixe um comentário