Cafeteira de grãos: saiba como preparar um café em grãos
12/07/2022 0

Não há dúvidas que o café é uma das bebidas mais populares do Brasil, afinal, o famigerado cafézinho é quase uma questão de cordialidade. Essa paixão é tamanha que não é incomum o interesse em uma máquina de café que seja do tipo cafeteira de grãos, que permite uma bebida muito mais apurada.

Porém, apenas o fato de moer os grãos na hora não garante uma bebida de qualidade, no entanto, se essa for a sua dificuldade, separamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a preparar um delicioso café em grãos com a máquina de café, confira:

Escolha um bom café

Um bom café se inicia escolhendo um grão de qualidade. Conforme as categorias elencadas pela ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café) é possível identificar a quantidade de defeitos presentes em um grão de café, sendo os tradicionais e extra-fortes com maior índice de defeitos, os superiores são os intermediários e os gourmets possuem uma qualidade superior.

Tenha grão de torra fresca

A data da torra do grão também interfere na qualidade do café, por isso, não estoque os grãos e prefira a torra mais fresca possível, adequando a quantidade ao seu consumo.

Armazene os grão corretamente

Ainda que a torra seja fresca, você deve comprar uma quantidade de consumo rápido, mas não necessita ser algo diário. Para armazenar os seus grãos corretamente, evitando que eles oxidem ou perca o aroma, utilize um pote vedado, preferencialmente que permita a retirada do ar, e o mantenha ao abrigo da luz. Evite ambientes úmidos como geladeira, para que os grãos não absorvam nenhum odor.

Tenha uma boa máquina de café

Esqueça as técnicas de moer os grãos em um liquidificador e tão pouco em um moedor específico para esta finalidade, uma boa máquina de café é capaz de realizar essa tarefa sem desperdiçar o pó e, principalmente, os aromas dos seus grãos, por isso, invista em uma cafeteira de grãos.

Moa os grão apenas antes do preparo

Quando os grãos de café são moídos, eles perde, a sua proteção contra oxidação, por isso, além de investir em uma cafeteira de grãos que realiza esse processo de moagem, não armazene o café moído, para evitar o seu contato com o ar e perda de substâncias voláteis, principalmente as relacionadas ao aroma.

Atenção com a água

Há um mito que a água fervida queima o café, o que não é verdade, visto que o café é torrado em temperaturas muito mais elevadas que o ponto de ebulição da água. No entanto, o recomendado é uma temperatura em ponto de fervura, ou seja, onde as bolhas não começaram a se levantar ainda, algo entre 90º à 96º C, evitando a extração de alguns compostos que acentuam o amargor e a adstringência.

Tenha em mente que o café é uma bebida composta 98% de água, por isso, é importante manter uma atenção especial na qualidade do líquido que está sendo utilizado. Ou seja, utilize sempre água filtrada ou mineral, para evitar impurezas ou até mesmo cloro, que podem alterar drasticamente o gosto do seu café.

Depois de algumas dicas de como preparar um delicioso café em grãos, veja as ofertas da Nova Mesa, onde você irá encontrar uma máquina de café, ou até mesmo uma cafeteira automática, que atenda às suas necessidades.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *