As panelas são utensílios de cozinha bem resistentes e que normalmente não precisam ser substituídos com frequência, e para um bom apreciador da culinária profissional e amadora, a qualidade desse equipamento é mais do que indispensável.
No entanto, panelas de boa qualidade não são baratas e mesmo que você cozinhe de forma profissional, não é muito sustentável e econômico ficar comprando novas panelas o tempo todo, e por isso tomar certos cuidados e fazer uma manutenção periódica no seu conjunto de panelas.
Existem panelas de aço inox, cerâmica e até de vidro, e cada uma delas pode precisar de um conjunto de cuidados diferente para manter a boa aparência e integridade do material mesmo após o uso prolongado. Acúmulos de sujeira, gordura e marcas de oxidação podem causar danos permanentes às duas panelas, quer aprender como evitá-los? Continue aqui no post que a Nova Mesa te conta!
Quer que suas panelas durem bastante tempo e estejam sempre impecáveis? Se liga nas dicas da Nova Mesa!
Lavar as panelas após o uso é uma das principais formas de evitar acúmulos de sujeira que podem causar danos permanentes, mas é importante entender que cada material tem suas peculiaridades e o produto usado em um pode não ser o mais adequado para os outros.
Panelas de aço inox e alumínio são suscetíveis a arranhões e outras marcas de atrito, por isso é recomendável lavar apenas com a parte macia da bucha e usando apenas detergente. No entanto, quando são necessárias limpezas mais profundas uma técnica que pode ser utilizada é a de deixar a panela de molho em água morna para “soltar” a sujeira mais resistente e logo após lavar com a esponja.
Desengordurantes podem ser utilizados, e a panela até pode ser lavada ainda morna, tendo bastante cuidado para não se queimar.
Para panelas em cerâmica é recomendável esperar a panela esfriar completamente antes da lavagem, utilize um detergente neutro e uma esponja macia, caso precise soltar sujeiras mais resistentes você pode deixar a panela de molho em água morna com detergente.
Nem toda panela é feita para suportar todas as temperaturas, e escolher corretamente é uma ótima forma de conservá-las. Panelas antiaderentes não podem ser utilizadas com fogo alto e nem podem ir ao forno, para temperaturas mais altas prefira as panelas de cerâmica ou de inox sem tratamento antiaderente.
Precisa raspar ou misturar algum alimento durante ou após o preparo? Evite utilizar garfos e facas de metal, e opte pelas espátulas e colheres de silicone que reduzem o atrito reduzindo o risco de arranhar a panela ou estragar a película antiaderente.
O cuidado no armazenamento também é muito importante, evite guardar as panelas empilhadas para que não arranhem uma a outra, e se faltar espaço você pode separá-las com um pano de prato ou objeto plástico para evitar o atrito direto.
Use o fogo baixo sempre que possível
O fundo da panela pode queimar com altas temperaturas e fazer com que a fuligem grude na superfície da panela dificultando a lavagem e podendo manchar a panela.
Agora que você já sabe como cuidar, vem conhecer as panelas e utensílios para cozinha da Nova Mesa, aqui você encontra um conjunto de panelas em cerâmica, em inox, talheres, kits porcelana e muito mais!
Deixe um comentário