Os utensílios antiaderentes vieram para facilitar a vida de quem adora preparar alimentos e assados. Seja para preparar pratos rápidos e leves, quanto para fazer aquele jantar incrível de sábado à noite, panelas e refratários antiaderentes tornam tudo mais simples e prático.
Mas você sabe como funcionam os utensílios antiaderentes, e principalmente quais os cuidados necessários para mantê-los sempre em bom estado? Assim como outros equipamentos de cozinha, os utensílios antiaderentes também precisam de cuidado e manutenção.
A etapa básica de manutenção desses utensílios é a higienização, saber como lavar corretamente é essencial para evitar danos que podem até inutilizar o utensílio. A Nova Mesa vai te contar tudo sobre como lavar panelas e frigideiras antiaderentes, mas antes vamos entender como funcionam esses objetos.
Quem cozinha sabe, ver os alimentos grudando na panela é uma das coisas que mais atrapalham o preparo de uma refeição de qualidade. Além de interferir no resultado final do alimento preparado, os resíduos que ficam grudados no fundo da panela também são bem difíceis de remover, tornando a higienização da panela ainda mais difícil.
A panela e a frigideira antiaderente são feitas com um revestimento especial para evitar esse tipo de incômodo. Como revestimento é utilizado um tipo de polímero sintético aplicado à superfície da panela que ajuda a repelir os resíduos, facilitando na hora de cozinhar e lavar.
Além de evitar que os alimentos grudem na panela, o revestimento antiaderente também ajuda a eliminar o uso de óleo e gordura durante o preparo. No entanto, o revestimento pode tornar as panelas mais frágeis, aumentando o risco de danos diante da falta de cuidado ao lavar e armazenar.
Antes de usar sua panela ou frigideira antiaderente pela primeira vez é necessário fazer um procedimento bem simples.
O processo de cura serve para conservar o revestimento por mais tempo.
O choque térmico pode danificar o material fazendo com que a superfície rache e o revestimento esgarce. Por isso jamais coloque a frigideira ou panela quente embaixo d’água.
Esponjas e buchas devem ser macias, nada de usar as palhas de aço. Ao lavar evite esfregar com muita força para que o revestimento não fique arranhado ou até libere resíduos.
Para uma limpeza mais leve use detergente neutro e evite produtos abrasivos. Para sujeiras mais intensas você pode deixar a panela de molho em água e sabão por algumas horas, isso vai amolecer os resíduos e facilitar a remoção.
Quando a comida precisa de um cozimento mais intenso, ou queimar na panela pode ser mais difícil remover completamente a sujeira. Nesse caso você pode utilizar uma solução de bicarbonato de sódio com vinagre branco, deixando a panela de molho por algumas horas e realizando a lavagem normal após o período.
Adquira suas panelas e utensílios com ótimos preços e condições de pagamento sem sair de casa no site da Nova Mesa! São diversas novidades todos os dias e ofertas imperdíveis!
Deixe um comentário