Quando falamos sobre a ‘porcelana’ e ‘cerâmica’ muitas vezes são usadas como sinônimos, embora não sejam a mesma coisa.
No post a seguir, explicaremos as diferenças entre os dois tipos e algumas características que envolve cada tipo de material.
Tanto a porcelana quanto a cerâmica, fazem parte da mesma família de revestimentos. A diferença real entre as duas, hoje, se resume à penetração da água.
Ambas são feitas de uma mistura de argila e outros materiais naturais extraídos da terra. Ambas são queimadas em um forno. Em geral, a porcelana é composta por componentes de argila mais finos e é queimada a uma temperatura mais alta do que a cerâmica.
O resultado é que a porcelana é um material mais duro e denso que a cerâmica e, portanto, absorve menos água.
Os dois materiais são utilizados em diferentes situações, seja para decoração e reforma de ambientes, como forma de revestimentos de parede ou utilizados como utensílios domésticos, como xícaras, copos, vasilhas, garrafas e muito mais, sempre com a beleza e luxo que essas peças se caracterizam.
As argilas utilizadas na composição dos revestimentos ou utensílios domésticos em cerâmica são muito utilizadas, como podemos observar em diversos locais, um utensílio doméstico de cerâmica é incrivelmente lindo e por isso é cada vez mais utilizado pelas donas de casa.
Essas peças podem ser utilizadas para diversos fins, utilizadas até mesmo para a decoração de ambientes.
Quando o assunto é decoração e reforma, ladrilhos de cerâmica são revestidos com um esmalte, portanto, se o ladrilho lascar ou rachar, o material sob o esmalte aparecerá.
Como mencionamos, a porcelana geralmente é mais densa e menos porosa que os materiais cerâmicos. A densidade é o que torna a peça resistente à penetração de líquidos.
Portanto, a porcelana é adequada tanto para uso interno com utensílios em porcelana, quanto externo, como a utilização em pisos e diversas peças feitas com o material, ao contrário da cerâmica, que é estritamente para uso interno.
Na decoração ou reforma de ambientes a porcelana é geralmente mais durável, sendo recomendados para locais com alto tráfego, como corredores, pisos de cozinhas e aplicações comerciais, utilizadas também em banheiros.
A porcelana também é mais resistente a lascas e arranhões, bem como a manchas e descoloração.
As peças em porcelana tendem a custar mais do que as peças de cerâmica, tanto para fornecimento quanto para instalação dos mais variados tipos e modelos de peças, seja para instalação em reformas, por exemplo, como cubas ou pisos, ou para utilização residencial em utensílios como xícaras, jarras, etc.
Uma diferença notável entre a porcelana e a cerâmica, são as cores dos materiais. A porcelana é colorida, o que significa que pode ser encontrada em peças de diversas cores, enquanto a cerâmica é encontrada em uma variação menor de cores.
Uma coisa importante a observar sobre isso é que, se você lascar uma panela de cerâmica, a cor vermelha aparecerá, enquanto as peças em porcelana, seria muito menos perceptível.
Dependendo do local que você deseja utilizar as peças de cerâmica ou porcelana, pode depender se uma ou outra é a melhor opção. As peças em cerâmicas são adequadas apenas para uso interno e são particularmente populares como revestimentos de parede ou lindas peças de decoração para sua cozinha, ou sala de estar.
Existem muitas peças em cerâmica que tendem a ser mais brilhantes e muito procuradas para peças de decoração para sua casa, seja para sua sala de estar ou para sua cozinha, por exemplo.
A porcelana tem a grande vantagem em ser utilizada em ambientes internos e externos, se prestando bem como piso também se for o caso.
A porcelana também é um material único, quando falamos de peças de decoração para sua casa, seja para sua sala de estar ou para sua cozinha, essas peças transformam o local e trazem todo o luxo que esse material proporciona.
Quando se trata da diferença de custo dos dois materiais, em geral, a cerâmica tende a ser mais barata no preço, tornando-se uma ótima opção de orçamento, mas ainda oferece muita resistência e é mais adequada para uso residencial interno.
As porcelanas tendem a custar um pouco mais caro devido às suas características e diferenças mais fortes, também podem ser mais resistentes e muito procuradas para peças de decoração em salas de estar ou cozinhas.
Se você estiver com orçamento limitado, a cerâmica sempre será mais barata. No entanto, a porcelana sempre durará mais. Como o piso se desgasta mais rapidamente do que o da parede, considere o uso de porcelanato no banheiro, na lavanderia e no lavabo, pois são áreas com alto tráfego de pedestres ou áreas onde caem itens pesados que podem danificar o piso.
A telha cerâmica é uma ótima escolha para a parede, áreas para deixar em destaque. Ladrilhos de cerâmica vitrificada, classificados para espaços úmidos, também devem resistir bem em chuveiros e paredes de banheiros, desde que o fabricante tenha classificado o ladrilho para locais úmidos.
Tudo depende de qual vai ser a sua utilização, se for para peças de decoração para sua sala ou cozinha, tudo vai depender de seu gosto ou se for para utilizar em peças para reformas de ambientes, utilize de acordo com o ambiente da instalação.
Deixe um comentário