Limpar uma cozinha doméstica é uma tarefa relativamente simples, no entanto, a higienização de equipamentos de cozinha industrial é totalmente diferente.
Então aqui está nosso guia sobre como limpar uma cozinha comercial e deixar tudo organizado tanto para os seus funcionários quanto para os seus clientes. Acompanhe!
Para começar a higienização de equipamentos de cozinha industrial, é fundamental que dê uma olhada no equipamento de limpeza. Promovemos uma política de ‘ limpeza conforme o uso ‘. A boa prática requer limpeza regular ao longo do dia.
Você, de primeiro momento, deve utilizar água e sabão para limpar os equipamentos industriais de sua cozinha. Lembre-se de que o uso deve ser com água corrente e os equipamentos sejam imersos em água fervente por um tempo de 15 minutos, justamente para que sejam desinfetados pelo calor.
O próximo passo para a higienização de equipamentos de cozinha industrial é criar um cronograma de limpeza. Se você tiver vários funcionários, esta é a maneira mais justa de compartilhar as tarefas de limpeza. Também garante que os padrões de higiene alimentar sejam mantidos.
Você deve ter um cronograma de limpeza justo e rotativo. Essa programação deve ser centrada na política da sua empresa. Deve detalhar as responsabilidades em relação a:
Este último é vital para a higienização de equipamentos de cozinha industrial. Você deve designar um membro da equipe por turno, preferencialmente em cada área do restaurante ou instalações, que esteja de plantão para responder a derramamentos perigosos e exposição a contaminantes.
Se você estiver programado para limpar o forno apenas uma vez por semana, mas estiver extremamente sujo depois de cozinhar uma determinada refeição, por exemplo, limpe-o mesmo assim.
Você deve limpar e desinfetar as superfícies à medida que utiliza. Se você trabalha em uma cozinha industrial e não tem espaço para estações separadas, deve limpar as superfícies entre os grupos de alimentos. Se cortar frango, lave e desinfete a tábua de corte e a superfície por baixo antes de usar qualquer outro produto alimentício.
Da mesma forma, limpe os utensílios após cada uso. Talvez você não tenha mais do que algumas facas e tudo bem. Novamente, desde que você os limpe e desinfete entre os grupos de alimentos para manter a higienização de equipamentos de cozinha industrial.
Lembre-se, carne crua e aves não são as únicas fontes de bactérias nocivas. Vegetais folhosos também podem ser anti-higiênicos. Eles geralmente abrigam parasitas, insetos e bactérias perigosas. Caso contrário, lave todos os utensílios usados o mais rápido possível ou coloque-os na máquina de lavar louça, não os deixe fora para contaminar suas superfícies.
Você deve limpar as máquinas de café regularmente, talvez algumas vezes por semana. Um método útil é colocar a máquina em funcionamento com vinagre branco em vez da habitual água e pó de café. Isso descalcifica e desinfeta a máquina de café adequadamente.
As chaleiras também se beneficiam desse método. Os micro-ondas devem ser limpos com a mesma frequência que o seu forno. Limpe seus pequenos aparelhos uma vez por semana ou mais.
Você deve limpar seu forno uma vez por semana. Isso é muito mais fácil com um limpador e desengordurante comercial para fornos. Da mesma forma, você deve limpar e desinfetar sua geladeira diariamente, esvaziando-a e limpando-a com mais rigor uma vez por semana para manter a higienização de equipamentos de cozinha industrial.
Para lava-louças, lava-copos, bombas de cerveja e qualquer coisa com um sistema de tubulação interna, você deve seguir uma política de ‘ limpeza no local’. Trata-se de enviar fluidos desinfetantes pelos sistemas dos aparelhos, para limpá-los sem desmontá-los. Por exemplo, você deve usar água e desinfetantes para o ciclo de autolimpeza de uma máquina de lavar louça.
Se você não tiver uma máquina de lavar louça, deve incorporar um processo de limpeza de 4 ou 6 estágios. Qual deles você escolhe depende se você usa detergentes e desinfetantes separados ou um desinfetante combinado:
Processo de limpeza em 6 etapas
Processo de limpeza em 4 etapas:
Prepare sua vassoura, esfregão e balde e mãos à obra. Tenha sempre um esfregão limpo à mão.
Caixas de gordura, fritadeiras, fogões, ralos, prateleiras pegajosas, sistemas de extração. Frequentemente, esses locais são desagradáveis de limpar e difíceis de alcançar. Gaste algum dinheiro, se puder, em caixas de gordura de alta qualidade, projetadas especificamente para serem mais fáceis de limpar. Não jogue gorduras e óleos pelo ralo.
Em vez disso, deixe-os secar e, em seguida, esvazie-os em uma lixeira externa. Tire um dia uma vez por mês ou mais para ficar atrás de seus aparelhos grandes e limpe bem para evitar a infestação de pragas.
Aqui reunimos algumas dicas de como você pode manter a higienização de equipamentos de cozinha industrial.
A melhor ação aqui é lembrar os princípios deste artigo. Seja organizado, proativo e use uma política de limpeza na sua cozinha industrial para facilitar sua vida.
Deixe um comentário