Se você é um apreciador de vinho, uma das bebidas mais amadas entre os brasileiros, deve conhecer o decanter para vinho. Ou seja, um instrumento utilizado para filtrar – retirando impurezas – refinar e até mesmo aumentar a intensidade do aroma da bebida. E, é claro, que a Nova Mesa oferece os melhores tipos de decanter!
Contudo, para que o decantador de vinho seja um aliado na sua experiência de degustação, é essencial saber usá-lo. Confira quatro maneiras práticas de se decantar!
A primeira forma de utilizar um decantador de vinho é para filtragem, ou seja, separando o líquido dos sedimentos sólidos. Essa parte sólida é conhecida como borra e são naturais, geralmente formadas por ácido e taninos presentes na composição da bebida. Além disso, aparecem principalmente nos modelos mais antigos de vinho ou em tintos não filtrados.
Dessa forma, o líquido deve ser colocado no decanter para vinho, até que a borra apareça na garrafa. Assim, a bebida derramada no recipiente de vidro apresentará um aspecto limpo e mais apropriado para a degustação.
Outra utilidade prática dos tipos de decanter disponíveis na Nova Mesa, é para deixar a “bebida respirar”. Assim, ao ter contato com oxigênio será possível abrir aromas e sabores do seu modelo.
Ao acelerar o processo de oxidação do vinho, essa prática muda as propriedades da bebida. Portanto, há controvérsias em relação ao uso desse aparato. Há quem aprecie o sabor de um bom decantador de vinho e outros gostam do aspecto mais natural da bebida.
Por fim, uma utilidade muito comum dada aos modelos de decanter para vinho é a opção de usá-los para servir a bebida. O aspecto do vidro e o formato do recipiente conferem um design adequado para a prática. Basta escolher a opção que comporta melhor a quantidade de bebida utilizada para o seu consumo e aplicação. Conheça os principais disponíveis na Nova Mesa!
Independente da sua maneira de usar o decanter, seja para o processo de filtragem, refinação ou até mesmo para servir, é essencial seguir algumas dicas de boas práticas:
1ª deixar a garrafa de pé por pelo menos 12 horas antes de realizar o processo;
2ª na hora de transferir o líquido para o decantador de vinho, fazer com cuidado e lentamente para que a borra não seja transferida;
3ª aguardar para que a bebida “respire” e por fim servir em lindas taças de cristais – o modelo mais indicado para degustar o vinho.
Gostou de saber tudo sobre os tipos de decanter e as formas de usar decantador de vinho? Visite o site da Nova Mesa e confira as opções na categoria de jarras e decanters.
Além disso, veja as possibilidades de incrementar as suas bebidas com os melhores equipamentos do setor!
Deixe um comentário